Economia no Canadá – Canadianos devem 1,71 dólares por cada dólar auferido

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Os canadianos devem 1,71 dólares por cada dólar que ganham. A Statistics Canada refere esta quinta-feira que a dívida das famílias face à proporção do rendimento disponível das famílias aumentou para 171,1% no 3.º trimestre. É, portanto, um novo recorde no país.  

O dinheiro que os canadianos devem em relação ao rendimento que auferem atingiu um máximo histórico no terceiro trimestre do ano. 

A Statistics Canada disse que a dívida do mercado de crédito das famílias como proporção do rendimento disponível das famílias aumentou para 171,1%, contra 170,1% no segundo trimestre. 

Ou seja, os canadianos devem 1,71 dólares por cada dólar que ganham. 

A Statistics Canada afirmou que a dívida das famílias, medido como o total de pagamentos obrigatórios de capital e juros em proporção com o rendimento disponível das famílias, manteve-se relativamente estável em 13,9%, enquanto o rácio da dívida apenas com juros foi de 6,3%, em comparação com os 6,4% registados no trimestre anterior. 

A dívida total das famílias cresceu para 2,11 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, mais 1,4% do que no trimestre anterior. O aumento ocorreu porque a dívida hipotecária subiu 1,5% para 1,38 mil milhões de dólares, enquanto o crédito ao consumo subiu 1,2% para 620,7 mil milhões de dólares. 

Entretanto, o património líquido total das famílias desceu 0,1% para 10,61 mil milhões de dólares no terceiro trimestre. 

A descida deveu-se a uma queda no valor das habitações, devido à quebra dos preços de revenda das mesmas. O valor dos ativos financeiros das famílias aumentou 0,1%.