Economia no Canadá: Canadianos ansiosos com as novidades do banco central

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A pausa condicional do Banco do Canadá nas taxas de juro pode ter terminado, por isso, prepare-se para uma nova subida em breve. Depois de ter feito uma pausa nas taxas de juro, existem cada vez mais especulações de que o banco está pronto para voltar a subir.

Depois de aumentar várias vezes a taxa de juro de referência para combater a inflação, o banco central fez uma pausa em janeiro para avaliar o impacto na economia.

No entanto, os dados recentes sugerem que as condições já não estão a ser cumpridas, com a economia do Canadá ainda a funcionar mais do que o desejado.

A economia canadiana expandiu-se a um ritmo anual de 3,1% no primeiro trimestre, informou a Statistics Canada. Este valor é muito superior ao que o banco central previa.

Apesar da subida das taxas de juro, apenas uma pequena percentagem de mutuários sentiu o aumento das suas prestações. No entanto, o mercado entrou numa nova normalidade de taxas mais elevadas, que vão continuar a afetar as pessoas quando estas renovarem ou comprarem durante os próximos anos. Os proprietários podem ter dificuldade em comprar casas nas grandes cidades, uma vez que as taxas continuam a aumentar.

Na terça-feira, 6 de junho, o dia serviu para fazer previsões para o futuro. Os proprietários de casas com hipotecas ficaram preocupados com as notícias que circulavam pela imprensa canadiana. O Banco do Canadá estaria a preparar-se para aumentar novamente as taxas de juro dos empréstimos, depois da ‘pausa condicional’ ter sido criada para ver se a economia evolui e se a inflação continua a baixar.