Economia do Canadá: Taxa de inflação mantém-se em 6,9% em outubro

Foto: Peter Wendt/Unsplash
Foto: Peter Wendt/Unsplash

A taxa de inflação do Canadá manteve-se estável em outubro, situando-se novamente nos 6,9%. Os números foram hoje divulgados pela Statistics Canada. A inflação na alimentação desacelerou.

A taxa anual de inflação no Canadá voltou a situar-se nos 6,9% em outubro, numa altura de menor pressão sobre os preços da alimentação. Os dados foram avançados esta quarta-feira, dia 16 de novembro, pela Statistics Canada.

Os preços da gasolina subiram 9,2% em outubro em comparação com o mês anterior. De acordo com a agência, a culpa é do enfraquecimento do dólar canadiano e dos cortes na produção da Opep+.

A Statistics Canada explica que os preços mais altos da gasolina e das hipotecas foram “moderados pela desaceleração do crescimento dos preços dos alimentos”. Os preços da alimentação subiram 10,1% em outubro, ligeiramente abaixo dos 10,3% registados em setembro.

Por outro lado, a agência avisa que muitos alimentos básicos registaram aumentos anuais significativos: o custo da massa seca ou fresca aumentou 44,8%, o da margarina 40,4% e o da sopa 18,4%. Já a alface está mais de 30% mais cara, cenário que levou a que alguns restaurantes retirassem o alimento do respetivo menu.

Os proprietários também estão a sofrer com o aumento das taxas de juro. Os custos dos juros de hipotecas registaram uma subida anual de 11,4%, marcando o maior aumento desde fevereiro de 1991.

Os ordenados médios por hora subiram 5,6% em outubro, falhando novamente em acompanhar a inflação.