
Com o Presidente dos EUA, Donald Trump, a impor novas tarifas ao Canadá no arranque do mês de abril, os líderes partidários concentram suas campanhas nas suas estratégias económicas para minimizar o impacto.
O líder dos Liberais, Mark Carney, enfatizou a necessidade de ” construir mais rápido, de forma mais inteligente e mais acessível ” através de uma iniciativa governamental para habitação, com o objetivo de 500.000 novas casas por ano.
O plano inclui a criação de uma nova entidade, a Build Canada Homes, que atuaria como desenvolvedora e disponibilizaria 25 mil milhões de dólares em financiamento para projetos de habitações pré-fabricadas.
O líder dos Conservadores, Pierre Poilievre, que defende a necessidade de mudança após uma década de governo Liberal, comprometeu-se a criar um corredor energético nacional para acelerar os projetos de infraestruturas, garantindo que o Canadá consiga transportar os seus recursos de forma eficiente, sem depender dos EUA. ” Precisamos de conseguir transportar os nossos produtos por todo o Canadá, contornando a América, para que possamos negociar mais entre nós e vender os nossos recursos para o mundo,” disse Poilievre.
O líder do NDP, Jagmeet Singh, também está ativamente envolvido na campanha, e defendeu investimentos públicos robustos e políticas que priorizem a justiça social e económica, acrescentando a sua voz ao debate sobre a melhor forma de salvaguardar o futuro do Canadá face às pressões económicas externas.
À medida que se aproxima o dia das eleições, espera-se que o debate económico se intensifique, com os líderes a competir para apresentar a visão mais forte para o futuro do Canadá.