

O ritmo do crescimento económico do Canadá aumentou no primeiro trimestre deste ano, ajudado pela contínua despesa das famílias e uma reviravolta no investimento empresarial.
O produto interno bruto real do Canadá cresceu a uma taxa anual de 3,7 por cento nos primeiros três meses do ano, informou a Estatísticas Canadá na quarta-feira.
O crescimento foi ajudado por um aumento de 2,9 por cento na formação de capital fixo na atividade empresarial, que tinha registado uma queda em oito dos nove trimestres anteriores.
O investimento empresarial em estruturas residenciais cresceu 3,7 por cento, impulsionado pela construção nova, o forte mercado imobiliário no Ontário e um ganho na atividade de renovações.
O investimento empresarial em máquinas e equipamentos ganhou 5,8 por cento, depois de mínimos em quatro dos cinco trimestres anteriores.
Enquanto isso, o consumo doméstico final aumentou 1,1% no trimestre, com os gastos em transportes e, em particular, a compra de veículos a liderar o caminho.
Apesar do aumento do ritmo de crescimento no primeiro trimestre, este ficou abaixo das expectativas. Os economistas estimaram um crescimento anual de 3,9 por cento nos primeiros três meses do ano, de acordo com a Thomson Reuters.
No entanto, o crescimento em março foi mais forte do que o esperado. O PIB cresceu 0,5 por cento em março, em comparação com a estimativa de 0,2 por cento para o último mês do primeiro trimestre.
Os números de março mostraram que as indústrias produtoras de mercadorias registaram uma subida de 0,9 por cento, enquanto as indústrias de serviços adicionaram 0,3 por cento.
Os valores globais de crescimento anual para o segundo semestre de 2016 também foram revistos em alta na quarta-feira, uma vez que os números para o terceiro e quarto trimestres registaram uma subida para 4,2% e 2,7%, em comparação com leituras anteriores de 3,8 por cento e 2,6 por cento, respetivamente.
Fonte: Canadian Press