Economia do Canadá: Banco do Canadá mantém taxa de juro estável

Foto: Bank of Canada - Banque du Canada/Flickr
Foto: Bank of Canada - Banque du Canada/Flickr

O Banco do Canadá optou por manter a sua taxa de juro de referência nos 5%. O anúncio foi feito hoje. A instituição alerta, contudo, que pode vir a aumentar novamente os custos dos empréstimos se as pressões inflacionistas persistirem.

O Banco do Canadá manteve hoje a sua taxa de juro diretora estável em 5%, citando provas recentes que sugerem que a economia está a enfraquecer.

O banco central decidiu não aumentar a sua taxa de juro de referência, uma vez que a procura na economia está a abrandar e as anteriores subidas de taxas precisam de mais tempo para produzir efeitos.

A decisão desta quarta-feira, dia 6 de setembro, era esperada pelos analistas, depois de dados recentes terem mostrado que a economia enfraqueceu no segundo trimestre, enquanto a taxa de desemprego tem vindo a aumentar há três meses consecutivos.

O anúncio surge depois de o Banco do Canadá ter aumentado as taxas de juro nas suas duas últimas reuniões, pondo fim a uma anterior pausa na subida das taxas.

Perante a ameaça de uma nova subida, o premier de Ontário chegou mesmo a pedir ao banco para não avançar com o aumento. Doug Ford disse que a população não conseguiria fazer face a esse cenário.

Ainda assim, o banco central diz que o seu conselho de administração continua preocupado com as pressões inflacionistas e está pronto a aumentar as taxas de juro, se necessário.

A taxa de inflação canadiana foi de 3,3% em julho, tendo subido em relação ao mês anterior, e espera-se que se mantenha em cerca de 3% durante o resto do ano.