ECONOMIA DO BRASIL CRESCE 0,1% NO TERCEIRO TRIMESTRE DO ANO

LusaSão Paulo, Brasil, 01 dez (Lusa) – A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre do ano frente ao segundo trimestre de 2017, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em valores correntes, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil alcançou R$ 1,6 biliões (420 mil milhões de euros) no terceiro trimestre de 2017.

Em relação a igual período de 2016, o órgão de estatísticas brasileiro destacou que houve um crescimento 1,4%.

No acumulado do ano até ao mês de setembro, o PIB do país cresceu 0,6%, em relação a igual período do ano passado.

O resultado mostra que o Brasil sai lentamente da maior crise económica de sua história, voltando a crescer depois de registar uma queda de 3,8% em 2015, e de 3,6% em 2016.

No terceiro trimestre do ano a agropecuária registou queda de 3%, a Indústria teve crescimento de 0,8% e os Serviços aumentaram em 0,6%.

Na análise da procura interna, considerando o resultado acumulado do ano até setembro de 2017, destaca-se a queda de 3,6% da Formação Bruta de Capital Fixo, um indicador que regista a ampliação da capacidade produtiva futura de uma economia por meio de investimentos em bens produzidos.

Já o consumo das famílias mostrou uma leve recuperação no ano, variando positivamente em 0,4%, enquanto o consumo do Governo brasileiro caiu 0,6%.

No setor externo destacam-se as importações de bens e serviços que apresentaram uma expansão de 3,9%, enquanto que as exportações de bens e serviços cresceram 4,0%.

As previsões dos economistas do mercado financeiro indicam que o PIB do país em 2017 deverá avançar 0,73%, de acordo com o boletim Focus, informação semanal realizada pelo Banco Central do Brasil.

CYR // PMC

Lusa/Fim