ECONOMIA CRESCEU A RITMO MAIS LENTO DO QUE O ESPERADO NO PRIMEIRO TRIMESTRE

(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)
(The Canadian Press/Sean Kilpatrick)

A economia canadiana contraiu em março por um segundo mês consecutivo, com o produto interno bruto real a crescer a um ritmo mais lento do que o esperado para os primeiros três meses do ano.
A Statistics Canada diz que o produto interno bruto real cresceu a um ritmo anual de 2,4 por cento no primeiro trimestre.
Mas alerta que a economia recuou 0,2 por cento em março, após uma contração em fevereiro de 0,1 por cento.
De acordo com a Thomson Reuters, o crescimento do trimestre foi mais fraco do que os 2,9 por cento esperado pelos economistas.
Os resultados foram apresentados numa altura em que a Statistics Canada também reduziu a sua estimativa para o crescimento de janeiro para 0,5 por cento em comparação com uma estimativa anterior de 0,6 por cento.
Esta também reduziu as suas estimativas de crescimento nos últimos três trimestres de 2015.
Com base nas revisões, a Statistics Canada estima agora que o crescimento no ano passado ficou em 1,1 por cento em comparação com a leitura anterior de 1,2 por cento.
O fraco resultado do primeiro trimestre deste ano e as revisões em baixa para o ano passado vêm numa altura em que os economistas levantam preocupações sobre a força da economia no segundo trimestre deste ano.
O Banco do Canadá referiu na semana passada que os incêndios que devastaram partes de Fort McMurray, Alberta, e forçaram o encerramento de várias operações de areias petrolíferas iria cortar 1,25 pontos percentuais ao crescimento real do PIB no segundo trimestre.
A previsão indica que a economia vai contrair no segundo trimestre.
Fonte: Canadian Press