ECONOMIA CANADIANA: PIB CANADIANO SOFRE QUEDA HISTÓRICA DE 38,7%

Foto: KMR Photography/Flickr
Foto: KMR Photography/Flickr

A economia do Canadá sofreu uma queda histórica no segundo trimestre de 2020. Dados divulgados esta sexta-feira dão conta de uma contração de 38,7% do PIB.

São os piores valores desde 1961. A covid-19 voltou a abalar a economia canadiana de abril a junho de 2020. O Produto Interno Bruto decresceu a uma taxa anual de 38,7% no segundo trimestre. Já em comparação com o primeiro trimestre, a queda foi de 11,5%.

Os dados foram divulgados esta sexta-feira, dia 28 de agosto, pelo Statistics Canada. O organismo acrescenta que “em contraste, o Produto Interno Bruto real dos Estados Unidos caiu 31,7%” e que “a maioria dos componentes do PIB registaram uma queda recorde no segundo trimestre.”

Apesar disso, uma estimativa preliminar antecipa um aumento de 3% do PIB real canadiano de junho para julho. Na análise mensal, a agência recorda que a economia recuperou 4,8% em maio e 6,5% em junho.

A queda histórica do PIB está a ser acompanhada pelo aumento da dívida pública do Canadá. A Fitch, que baixou em junho o rating canadiano para AA+, deixou recentemente um alerta ao governo federal. Diz que poderá ser mais difícil reduzir o endividamento quando a pandemia terminar. Dados de julho dão conta de uma dívida soberana de 1,2 biliões.