Economia: Canadá procura diversificar comércio com a Alemanha

Foto: Facebook Canadian Innovation

As empresas e diplomatas canadianos estão a trabalhar com os colegas europeus para encontrar formas de diversificar o comércio, enquanto os Estados Unidos da América (EUA) insistem na imposição de tarifas ao Canadá.

A embaixadora da Alemanha no Canadá, Tjorven Bellmann, disse que o país quer fazer parte da solução, no que diz respeito à criação de novas oportunidades de negócios e à diversificação do comércio.

Bellmann afirmou a intenção da Alemanha durante uma conferência de imprensa, a 26 de fevereiro, antes da Hannover Messe, a maior feira de comércio do mundo, que reúne cerca de 130 mil participantes presenciais, como engenheiros e CEOs, além de 4 mil expositores de 156 países.

Este é um evento anual na Alemanha, e o Canadá é o país parceiro deste ano, tendo Bellmann reconhecido a parceria como uma oportunidade única dadas as circunstâncias geopolíticas e toda a discussão no país sobre a necessidade de diversificar o comércio.

Desde 2022, ano em que foi anunciada a parceria do Canadá com esta feira, o setor da indústria canadiano tem realizado sessões informativas com empresas canadianas e potenciais parceiros em vários continentes, para preparar o terreno para acordos a serem assinados na Hannover Messe.

Na feira, foi reservado espaço físico para as empresas canadianas, sendo que algumas foram ainda designadas para ajudar a liderar algumas sessões, como a cimeira Eureka sobre projetos de investigação voltados para a comercialização. O Canadá será o primeiro país não europeu a co-presidir essa sessão.

Stéphane Lessard, diretor-geral interino para assuntos europeus nos Negócios Estrangeiros do Canadá, afirmou que a Alemanha partilha com o Canadá valores que estão “a ser desafiados em todo o mundo” e que Ottawa está a procurar parcerias em inovação e pesquisa com prazos mais longos do que o comércio de bens.

No início de fevereiro, as missões diplomáticas da Alemanha e a agência de comércio divulgaram uma declaração conjunta com a Câmara de Indústria e Comércio Canadiano-Alemã, dizendo que Berlim deseja mais comércio e investimento com o Canadá.

Bellmann disse que há grande interesse em aproveitar o acordo comercial que o Canadá e a União Europeia assinaram em 2017 – o Acordo Económico e de Comércio Global, conhecido como CETA.