Dundas Street: Ex-autarcas pedem reconsideração para alterar nome de rua

Foto: Henry Dundas/Wikipedia
Foto: Henry Dundas/Wikipedia

Três antigos presidentes de câmara de Toronto querem impedir a alteração do nome de Dundas Street devido a alegadas ligações à escravatura. numa carta enviada a Olivia Chow, questionam – e passa a citar – “a interpretação da investigação” que sugere que Henry Dundas apoiou a escravatura.

Numa carta dirigida à Presidente da Câmara de Toronto, Olivia Chow, e aos vereadores, três antigos presidentes da Câmara de Toronto pedem que seja reconsiderada a decisão de mudar o nome da Dundas Street devido ao alegado apoio de Henry Dundas ao comércio transatlântico de escravos.

“Questionamos a interpretação da investigação que conduziu a essa decisão e o carácter prático da sua execução”, afirma a carta, que é assinada por Art Eggleton, que foi presidente da Câmara de 1980 a 1991. A carta é também apoiada por David Crombie, presidente da Câmara de Toronto de 1972 a 1978, e John Sewell, que sucedeu a Crombie e foi presidente da Câmara de 1978 a 1980.

“Parece que Henry Dundas, que dá nome à rua, era um abolicionista convicto que, quando enfrentava uma forte oposição e uma derrota certa, em vez de desistir da sua demanda, defendia medidas provisórias que acabariam por conduzir a esse resultado”, afirma a carta.

Henry Dundas, 1º Visconde de Melville, foi um advogado e político escocês, conhecido principalmente pelo seu papel na política britânica durante o final do século XVIII e início do século XIX. Embora nunca tenha vivido no Canadá, existem vários marcos e locais no Ontário com o seu nome, devido à sua proeminência política quando o  Upper Canadá foi estabelecido como colónia britânica.

No início deste mês, Shirven Rizvany, porta-voz de Olivia Chow, disse que a presidente da câmara “apoia a alteração do nome e trabalhará com a comunidade durante todo o processo”.

O Ministro das Finanças do Ontário, Peter Bethlenfalvy, também se pronunciou sobre a questão, uma vez que o processo de mudança de nome tem um preço estimado em 8,6 milhões de dólares. Referiu-se às contas de Toronto, uma vez que se estima que a cidade enfrenta um défice de 1,5 mil milhões de dólares no seu último orçamento.

O conselho municipal de Toronto votou para renomear a Dundas Street em julho de 2021, depois de a autarquia ter consultado “pesquisas acadêmicas revisadas por pares preparadas por historiadores profissionais.