

Se os canadianos elegerem um governo minoritário, em 19 de outubro, o líder do Bloc Quebecois diz que o seu partido estará aberto a apoiar uma coligação com o NDP ou os Liberais, mas não com o Partido Conservador.
Gilles Duceppe diz que as coisas mudaram desde 2004, durante a época do governo minoritário Liberal de Paul Martin, quando Duceppe assinou um pacto com o líder Conservador Stephen Harper e o líder do NDP Jack Layton.
Ele referiu que depois de ver Harper liderar um governo de maioria ao longo dos últimos quatro anos, ele vê pouco em comum entre o seu partido e os Conservadores.
Quanto à possibilidade de uma coligação com o NDP ou Liberais, Duceppe disse “vamos ver”, adicionando que o Bloco não iria passar “um cheque em branco” para ninguém.
Duceppe esteve em Montreal para a reunião geral do Conselho do seu partido, onde era esperado que os membros adotassem a sua plataforma eleitoral e de finanças.
O Bloc também iria apresentar o seu slogan de campanha oficial e os elementos visuais para aparecer em cartazes de campanha dos candidatos, que foram entregues na noite de domingo.
O líder do Bloco iria abrir o seu escritório de campanha ontem à noite em Laurier-Sainte-Marie, o círculo eleitoral que ele representou por quase 20 anos antes de perder o seu assento parlamentar para Helene Laverdiere do NDP em 2011.
Fonte: Canadian Press