
Redação, 28 jan 2026 (Lusa) – O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em alerta vermelho 12 distritos do continente devido à previsão de vento e ou agitação marítima, situação que deve estender-se até às primeiras horas da manhã.
Segundo o IPMA, a intensidade do vento, com rajadas que poderão ser superiores a 140 quilómetros horários, vai agravar-se entre as 03:00 e as 06:00 de hoje nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Porto. Nos distritos de Viseu e Guarda, a janela prevista para o aumento da intensidade do vento, com rajadas estimadas igualmente nos 140km/h, foi fixada pelo instituto entre as 05:00 e as 09:00 horas.
Quanto à agitação marítima, o IPMA colocou dez distritos em aviso vermelho, entre as 03:00 e as 21:00, com a previsão de ondas com a orientação oeste-noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 14 metros “com período de pico de 16/18 segundos”. Em causa, estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.
No caso da costa sul, no Algarve, a agitação marítima pode manifestar-se com ondas de sudoeste de quatro a cinco metros ao longo do mesmo período previsto para o resto do país.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) regista no seu portal um total de 91 ocorrências, com 310 operacionais envolvidos, mas contactada, fonte da ANEPC disse à Lusa não haver “nada digno de registo até ao momento”. A mesma informação foi passada à Lusa pelo comando sub-regional da Proteção Civil do Porto.
APL // CAD
Lusa/Fim
