DONALD TRUMP ACUSA OS CANADIANOS DE CONTRABANDEAR SAPATOS DOS EUA

Foto: CHRIS KLEPONIS
Foto: CHRIS KLEPONIS

Na mais recente salva de ataques às práticas comerciais canadianas, Trump contou uma história na terça-feira sobre canadianos que cruzam a fronteira dos EUA para comprar sapatos. O conto preocupou especialistas em comércio e autoridades da indústria de vestuário.

Trump falou do tema quando fazia um discurso desconexo, focado na imigração ilegal, para a Federação Nacional de Empresas Independentes.

“Houve uma história há dois dias atrás em que um grande jornal falava sobre pessoas que moram no Canadá vêm aos Estados Unidos e contrabandeiam coisas de volta para o Canadá por causa das taxas altas. As tarifas para obter bens comuns no Canadá são tão altas que eles têm que traficar, disse Trump, aparentemente referindo-se a um ensaio no New York Post da jornalista canadiana Isabel Vincent. “Eles compram sapatos e depois usam-nos. Fazem com que pareçam usados e velhos. Nós, americanos somos mal tratados.”

Há alguma veracidade na história. Atravessar a fronteira para fazer compras nos EUA e, em seguida, esconder um item ou dois na alfandega é um passatempo canadiano. No Twitter, vários canadianos confessaram fazer tentativas furtivas para fazer os seus sapatos novos parecerem usados.