DOMINGO SANGRENTO DO DESERTO DO PÉRSICO AO MAR ARÁBICO

IRAQUEA violência marcou dois países do mar arábico este domingo, o que a juntar à escalada de violência no Iraque tornou este domingo sangrento naquela região do globo.

No Afeganistão, 11 pessoas morreram, entre elas, 10 funcionários eleitorais e 1 criança, vítimas da explosão de uma bomba na província de Samangan, no norte do pais.

As vítimas seguiam num miniautocarro procedentes de centro de votação quando a bomba explodiu 215 quilómetros a norte da capital afegã Cabul.

Já no vizinho Paquistão mais de 1 centena de pessoas foram mortas no ataque aéreo lançado de madrugada, pelo exército paquistanês a algumas regiões tribais do norte do país, em especial na zona tribal do Waziristão, onde foram destruídos oito esconderijos de rebeldes.

De acordo com a imprensa local, Abu Rehman, o líder de um grupo militante uzbeque, apontado como o ‘cérebro’ do ataque lançado há 1 semana, contra o aeroporto de Carachi também foi morto nesta ofensiva.

No Iraque, um ataque com morteiros a um centro de recrutamento militar, provocou 6 mortos, 3 soldados e 3 civis.
Além deste bombardeamento em Kháles a 5 kms de Baqouba, foi ainda registado um raide da força aérea do Iraque contra um comboio de tropas kurdas que provocou 6 mortos, a 150 kms de Bagdade.

Os Estados Unidos já fizeram saber que vão enviar ajuda humanitária para os deslocados no Iraque.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry confirmou a determinação do governo norte-americano em apoiar o Iraque na luta contra o terrorismo e anunciou o envio de uma ajuda de 12 milhões de dólares para os deslocados.