

(The Canadian Press/Adrian Wyld)
Dois deputados liberais foram expulsos do «caucus» do seu partido, no meio de acusações de má conduta pessoal, feitas por dois membros femininos do NDP, avançou a Canadian Press na quarta-feira.
O líder Liberal Justin Trudeau refere que ele afastou o deputado federal (Quebec), Massimo Pacetti, e o deputado federal (Newfoundland), Scott Andrews, porque os seus acusadores, um dos quais se aproximou dele pessoalmente, merecem o benefício da dúvida.
Trudeau diz que Pacetti e Andrews estão a negar as acusações, que ele só descreveria como acusações “graves” de “má conduta pessoal”. Ele também adiantou que pediu ao presidente da Câmara dos Comuns, Andrew Scheer, para investigar.
Trudeau salienta que a Câmara dos Comuns precisa ter diretrizes e procedimentos claros para lidar com tais situações, semelhantes aos de outros locais de trabalho. “Temos o dever de proteger e incentivar as pessoas nestas situações para avançar”, declarou Trudeau, em conferência de imprensa.
Pacetti é um deputado federal (Quebec), enquanto que Scott Andrews, o membro para Avalon em Newfoundland e Labrador, serviu como crítico de ética do partido.
A liberal designada, Judy Foote, escreveu ontem a Scheer, para dizer que ela se debruçou sobre as acusações e que os dois ex-liberais estão a negar as alegações. Foote refere que discutiu o assunto com as duas mulheres – ambas membros do partido dos Novos Democratas, informou uma fonte do partido – em 30 de outubro, mas a sua carta não forneceu detalhes sobre as acusações. Judy Foote reconheceu que há um processo para lidar com alegações de má conduta no local de trabalho envolvendo funcionários, mas não tem conhecimento de nenhum precedente para lidar com queixas entre os deputados.
“Eu acredito que um processo que continua a lidar com estas alegações de uma maneira séria exigirá o envolvimento de uma terceira parte neutra, da confiança de todos os envolvidos”, escreveu Foote na sua carta. Ela pediu a Scheer para estabelecer um processo para lidar com esses casos no futuro.
Entretanto, o líder do NDP, Tom Mulcair, fez uma breve declaração reconhecendo a necessidade de todos os partidos trabalharem em conjunto. “Queremos ter certeza de que todos os partidos trabalham nestas questões e eu acho que é algo que devemos fazer juntos para mostrar que é algo em que estamos todos de acordo”, vincou Mulcair.
Andrews, 39 anos, foi eleito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2011. Como deputado federal, ele atuou em vários comités, incluindo a pesca, assuntos dos veteranos e recursos naturais. Mais recentemente, ele atuou como o crítico liberal para o acesso à informação, privacidade e ética.
Pacetti, 52 anos, é um deputado federal veterano que foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Comuns, numa eleição parcial em maio 2002, no círculo eleitoral de Saint-Leonard-Saint-Michel, Montreal. Ele foi reeleito em 2004, 2006, 2008 e 2011.
Ao longo da sua carreira, ele atuou em vários comités da Câmara dos Comuns, incluindo um período como presidente da comissão de finanças. Dentro do caucus, ele foi crítico para o desporto amador e pequenas empresas e presidente de direção do caucus do Quebec.