DÍVIDA ‘ESCONDIDA’ CUSTA MAIS 250 MILHÕES POR ANO A MOÇAMBIQUE – MOODY’S

LusaLondres, 04 mai (Lusa) – A agência de notação financeira Moody’s calcula que o pagamento dos juros anuais da dívida ‘escondida’ de Moçambique vai custar cerca de 250 milhões de dólares por ano, piorando ainda mais as finanças do país.

“A descoberta da dívida escondida [de 1,4 mil milhões de dólares, segundo o Governo de Moçambique] significa que o Governo vai ter de pagar mais dívida externa, com o custo a chegar possivelmente a 250 milhões de dólares por ano, de acordo com as nossas estimativas”, escreve a vice-presidente da Moody’s que acompanha o país, Lucie Villa, numa nota de análise hoje divulgada.

De acordo com a Moody’s, a estimativa “assume que a dívida total não estava incluída no perfil de amortização da dívida e que os juros associados não estavam incluídos na análise que o Governo apresentou sobre o pagamento dos juros, e assume também que a dívida na forma de empréstimos amotizados ao longo de sete anos inclui um juro médio anual de 07%”.