DIRETOR-GERAL DA SAÚDE LUSO-CANADIANO ALVO DE AMEAÇAS

Foto: CPE BC L'AuroreBoréale/Facebook
Foto: CPE BC L'AuroreBoréale/Facebook

O diretor-geral da Saúde do Québec tem sido alvo de ameaças, no âmbito da pandemia. Em causa estão restrições de saúde pública que não agradam a toda a gente. Por essa razão, o luso-canadiano Horácio Arruda é agora acompanhado por um motorista e guarda-costas.

O diretor-geral da Saúde do Québec revelou na terça-feira, dia 20 de outubro, que tem um motorista e guarda-costas para protegê-lo. Segundo o luso-canadiano Horácio Arruda, a decisão foi tomada na sequência de ameaças de pessoas descontentes com as suas ordens de saúde pública relacionadas com a pandemia.

Em declarações à imprensa canadiana, o médico diz que o motorista e guarda-costas lhe foram atribuídos, depois de uma avaliação conduzida pelo departamento de Segurança Pública. Horácio Arruda conta que as medidas foram implementadas “desde o início”, embora não dê mais detalhes sobre a data específica em que começou a ser acompanhado.

No dia 15 de outubro, um pequeno grupo de pessoas manifestou-se à porta da sua residência privada, nos subúrbios de Montreal. Meses antes, em julho, Horácio Arruda fez queixa à polícia, depois da sua morada e número de telefone terem sido partilhados na Internet.

O luso-canadiano, que é filho de imigrantes de São Miguel, nos Açores, diz que as pessoas têm direito a manifestar-se, mas defende que os protestos devem ser pacíficos e realizar-se nos locais adequados.