Dia do luto homenageia todos os que perderam a vida no trabalho

Foto: Jessica Delp/Unsplash
Foto: Jessica Delp/Unsplash

Assinala-se hoje, no Canadá, o Dia Nacional do Luto. O dia é dedicado a lembrar todos aqueles que perderam a vida, ou os que ficaram feridos, devido a uma tragédia no local de trabalho. E faz hoje 30 anos desde que foi declarado efeméride.

Um dia de homenagens aos trabalhadores que sofreram acidentes nos locais de trabalho. O dia 28 de abril assinala o Dia Nacional do Luto no Canadá e renova a missão de melhorar a segurança nestes locais.

A efeméride passou a ser oficial no Canadá em 1991, há precisamente 30 anos. A Lei do Dia do Luto dos Trabalhadores fez o dia 28 de abril o Dia Nacional do Luto, oito anos depois de ser lançada pelo Congresso do Trabalho Canadiano.

Segundo corre a tradição, a bandeira canadiana é hasteada a meio mastro no Parliament Hill e em todos os edifícios governamentais. Mas as homenagens ocorrem de diversas maneiras: alguns acendem velas, outros deixam coroas de flores, há quem use um alfinete comemorativo ou até mesmo braçadeiras pretas. E há o tradicional momento de silêncio em nome das vítimas.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, assinalou o dia com uma declaração oficial. Nela pode ler-se: “Neste dia, lembramos e homenageamos todos os trabalhadores no Canadá que morreram, sofreram ferimentos ou ficaram doentes devido aos perigos, acidentes ou assédio no local de trabalho”.

“É também um dia para renovar o nosso compromisso com a prevenção de futuras tragédias no local de trabalho, que exige um esforço contínuo e partilhado entre trabalhadores, empregadores e das organizações que os apoiam”, disse Trudeau.

Nas redes sociais, diversas autoridades e instituições canadianas partilharam mensagens para assinalar o dia.

A Associação de Conselhos de Compensação de Trabalhadores do Canadá revela que os dados mais recentes mostram que quase mil trabalhadores morreram em acidentes de trabalho em 2019, a grande maioria do sexo masculino.

Além disso, foram aceites mais de 270 mil reivindicações por acidentes no local de trabalho ou doença. O valor é maior para o número de casos não revistos ou não aceites. E sem esquecer todos aqueles que dependiam desse trabalhador, que foram também fortemente impactados.

Este ano, organizações, comunidades e indivíduos foram incentivados a realizar ou a apoiar um eventos virtuais, por causa da pandemia.

Hoje em dia, mais de 100 países em todo o mundo reconhecem o dia 28 de abril como o Dia Nacional do Luto.