DIA DE PORTUGAL

Onde há um português comemora-se o Dia de Portugal. A data assinala o dia da morte do poeta Luis de Camões, autor de Os Lusíadas, em 1580. Durante a primeira República, no início do século XX, Luís de Camões foi considerado o herói da Pátria. Um título atribuído pelo regime democrático e que nunca mais deixou de ser referenciado. Com a implantação do Estado Novo e até 1974, os portugueses passaram a celebrar a data como o Dia da Raça. Portugal pretendia, dessa maneira, fazer referência ao império colonial e mostrar ao mundo uma faceta multirracial que se estendia desde o Minho até Timor. O Dia de Portugal era a data escolhida para homenagear e enaltecer os militares distinguidos na guerra colonial. Sempre em Lisboa e no esplendor do Terreiro do Paço, mostrava-se a força e o poderio militar.

Depois da revolução dos cravos e da descolonização, este dia passou a designar-se como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Mas houve, curiosamente, uma exceção durante o governo de Vasco Gonçalves, em 1975. Vivia-se, então, o período mais comunista desde a revolta dos capitães. Nessa ocasião, o Diário do Governo (hoje Diário da República) publicou um decreto-lei que instituía o 25 de abril, como o Dia de Portugal. Com a queda do governo de Vasco Gonçalves, esse decreto foi revogado e tudo voltou à normalidade.

Todos os regimes, cada qual à sua maneira, fizeram passar o sentimento de orgulho e respeito. Mas o povo, especialmente as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, sempre se dissociaram desse peso político comemorativo e conseguiram organizar, por todo o lado, muitas festas, com desfiles, danças e cantares, onde nunca faltam os símbolos nacionais: o hino e a bandeira.

Desde 1977, todos os anos há uma cidade que recebe as comemorações oficiais, sempre presididas pelo Chefe de Estado. Este ano essa cidade escolhida foi Lamego.

Mas, como se disse antes, a festa dos portugueses está na rua e Toronto é o melhor exemplo disso. Toronto espelha bem o sentimento lusitano, onde o cheiro e os sabores portugueses começaram por centrar-se no Little Portugal, uma zona criada, propositadamente, em 1970, para que todos os portugueses se sentissem como se estivessem na sua terra natal.

O Parade Day Portugal é o terceiro maior desfile de rua de Toronto, tendo sido celebrado pela primeira vez em 1966. Aqui, a data é assinalada com a realização de diversos eventos, culminando com a célebre parada na Dundas Street.

Os portugueses do mundo sabem como ninguém recordar o seu País de origem, e prestar a melhor homenagem neste dia inesquecível.

A Direção