
Hoje foi um dia de homenagens e reflexão no Canadá. O Remembrance Day é uma das datas mais referenciadas do calendário oficial canadiano.
Todos os anos, às onze horas da manhã, o país inteiro faz um momento de silêncio em homenagem a todos os canadianos que perderam a vida em guerra. As homenagens são estendidas também aos ex-combatentes. A cerimónia oficial em Ottawa contou com a participação do primeiro-ministro Justin Trudeau, da governadora do Canadá, Julie Payette e do general Jonathan Vance da equipa de defesa. Em comunicado oficial, Trudeau declarou e passo a citar que “Hoje, nos reunimos para homenagear os corajosos canadianos de uniforme que serviram nosso país ao longo de nossa história, construíram a paz, defenderam a democracia e permitiram que inúmeras pessoas vivessem em liberdade, aqui e em todo o mundo.” A cerimónia contou com o desfile dos veteranos, o canto do hino nacional e o toque do “Last Post” por um trompetista. Armas foram disparadas para marcar o início do momento de silêncio e novamente no final. Houve ainda orações e a tradicional colocação de flores no National War Memorial pelas autoridades presentes. Em Toronto, a
solenidade aconteceu no Ontário Veteran’s Memorial no Queens Park, no Old City Hall, no Memorial Gardens do East York Civic Centre, no Etobicoke Civic Centre, no Meridian Arts Centre, no York Civic Centre e no Fort York National Historic Site.