
O clima no Dia dos Namorados foi frio o suficiente para congelar até mesmo o mais quente dos corações em partes do Canadá.
O Quebec registou sensações térmicas que chegaram aos -46 C, Newfoundland viu 30 centímetros de neve em alguns lugares e o Ontário quebrou uns espantosos 17 registos para baixas temperaturas num só golpe.
Barrie, Ontário, chegou aos -33,3 C, quebrando o recorde para o Dia dos Namorados registado em 1879, quando Sir John A. MacDonald era o primeiro-ministro.
A umas centenas de quilómetros de distância, Welland, Ontário, mergulhou para -26,9 C, batendo um recorde anterior de 1885, o mesmo ano em que Louis Riel faleceu.
A frente fria que passou pela GTA na sexta-feira fez do dia 13 de fevereiro o mais frio de sempre (para a mesma data) com uma temperatura de -26, sendo que o recorde anterior era de -23,2, registado em 1994. O mais frio dia de fevereiro foi registado em 15 de fevereiro de 1943 com uma temperatura mínima de -31,1.
O ar ártico gelado invadiu o sul do Ontário, trazendo ventos frios extremos de -30 a -40 e as temperaturas mais baixas do inverno até agora.
Mas é esperado que a tendência seja alterada ao longo da semana, com a previsão a apontar para temperaturas acima dos zero graus em algumas partes do país no próximo fim de semana.
Fonte: Citynews