DEVOLUÇÃO DE PAGAMENTOS DO CERB PREOCUPAM JOVENS VULNERÁVEIS

Foto: Joseph DeFrancisco/Unsplash
Foto: Joseph DeFrancisco/Unsplash

A Agência de Receitas do Canadá vem agora questionar a elegibilidade de pagamentos de subsídios do CERB aos quase 500 mil destinatários. Entre eles, estão jovens vulneráveis que poderão ficar sem abrigo ou acesso a cuidados básicos caso tenham de devolver parte dos pagamentos.

Muitos jovens vulneráveis podem estar agora em risco de ficarem sem acesso a cuidados básicos caso tenham de devolver parte dos pagamentos do subsídio do Canada Emergency Response Benefit (CERB). O CERB é um programa estatal que apoia financeiramente trabalhadores que foram diretamente afetados pela pandemia.

Estes jovens, que foram incentivados a inscreverem-se no subsídio quando este foi lançado no início da pandemia, vão ficar em apuros caso a Agência de Receitas do Canadá venha exigir o reembolso de parte do subsídio.

De acordo com profissionais que trabalham diretamente com jovens e crianças vulneráveis que beneficiaram deste subsídio, o reembolso pode obrigar jovens como estes a ficarem sem teto e sem condições básicas de sobrevivência.

Para além disso, apelam ao Governo canadiano que conceda o perdão do reembolso, uma vez que muitos destes jovens não têm famílias a quem recorrer.

Justin Trudeau, o primeiro-ministro canadiano, afirma que o Governo não deveria procurar a devolução de parte do subsídio a pessoas vulneráveis e revela que mais pormenores serão discutidos nos próximos meses.