“DESRESPEITO” PELOS ONTARIANOS LEVA WYNNE A PEDIR DERROTA ELEITORAL DE HARPER

Kathleen Wynne. (Andrew Vaughan / THE CANADIAN PRESS)
Kathleen Wynne. (Andrew Vaughan / THE CANADIAN PRESS)
Kathleen Wynne. (Andrew Vaughan / THE CANADIAN PRESS)
Kathleen Wynne.
(Andrew Vaughan / THE CANADIAN PRESS)

Kathleen Wynne não perdeu tempo e no domingo pediu a derrota do governo conservador de Stephen Harper, depois de oficialmente convocada a eleição federal, noticiou a Canadian Press.

A primeira-ministra Liberal do Ontário – lar de mais de um terço dos 338 assentos parlamentares em disputa no dia 19 de outubro – disse que o Canadá precisa substituir Harper com um primeiro-ministro que irá trabalhar em colaboração com as províncias.

Em particular, Wynne disse que o Ontário precisa de um governo federal que venha a “trabalhar em parceria” com a maior província do país.

Ela criticou Harper por se recusar a trabalhar com o Ontário no desenvolvimento de um plano de pensão complementar.

Ela também criticou Harper, que está em busca do seu quarto mandato como primeiro-ministro, pelo financiamento de projetos de infraestrutura que não estavam na lista de prioridades apresentadas pela sua província.

Wynne sublinhou que vai trabalhar para eleger o líder Liberal Justin Trudeau, o qual, ela está convencida, estará disposto a trabalhar de forma construtiva com as províncias. Ela admitiu que não sabe muito sobre o líder do NDP Tom Mulcair, mas reiterou que o seu objetivo é garantir que o vencedor da eleição, seja ele quem for, trabalhe no futuro com o Ontário.