
HÓQUEI FEMININO
AMERICANAS DERROTAM CANADIANAS POR 7 A 2
Um período inicial de cinco golos para as americanas ajudou-as a derrotar o Canadá por 7 a 2 na quarta-feira, 6 de novembro, no primeiro jogo da Rivalry Series, em San Jose, Estados Unidos da América (EUA).
Alex Carpenter deu à equipa dos EUA uma vantagem de 5 a 0 faltando 24,9 segundos para o fim do primeiro período, com um backhand após roubo de bola e passe de Kirsten Simms. Hannah Bilka marcou em um power play no início do segundo período contra a guarda-redes Ann-Renee Desbiens para uma vantagem de 6-0. Murphy marcou o seu segundo golo 90 segundos no terceiro para fechar a pontuação e Blayre Turnbull e Sarah Nurse marcaram para o Canadá no final do segundo período.
A última vez que as duas equipas se tinham enfrentado foi em abril com o Canadá a ser campeão em território americano, vencendo o Campeonato Mundial Feminino da IIHF.
–//–
‘GRAND SLAM’
CANADIANO GUSHUE CONTINUA A VENCER EM ALTA
O canadiano Brad Gushue melhorou para 2-0 com uma vitória de 8-2 sobre Kevin Koe na quarta-feira no Grand Slam of Curling’s Co-op Canadian Open em NIsku, Alta. Gushue, de St. John’s, N.L., começou bem, saltando para uma vantagem de 5-0 após apenas dois finais.
Koe, de Calgary, cedeu os dois últimos ends, fechando o jogo após seis ends.
Brad Jacobs, de Calgary, também se manteve invicto, com 2-0, ao vencer o americano John Shuster por 8-2. Noutros jogos do sorteio final de 6 de novembro, Matt Dunstone, de Winnipeg, derrotou Mike McEwen, de Saskatoon, por 8-4, e Marco Hoesli, da Suíça, venceu Yannick Schwaller, também da Suíça, por 8-1.
Na ação feminina, Rachel Homan, de Ottawa, derrotou Selena Sturmay, de Edmonton, por 4-3, ficando com 2-0. Chelsea Carey, de Winnipeg, também melhorou para 2-0 com uma vitória de 9-2 sobre Isabella Wrana, da Suécia.
Entretanto, Kerri Einarson, de Gimli, Man, perdeu por 6-4 para a japonesa Sayaka Yoshimura, a sua primeira derrota no evento.
No início do dia, Kaitlyn Lawes, de Winnipeg, derrotou a japonesa Ikue Kitazawa por 6-4 no sorteio de abertura. Noutros jogos iniciais, Xenia Schwaller venceu Silvana Tirinzoni por 6-5, numa batalha exclusivamente suíça, a italiana Stefania Constantini derrotou a sul-coreana Seung-youn Ha por 7-3 e a japonesa Satsuki Fujisawa bateu a sul-coreana Eun-ji Gim por 8-2.
–//–
WTA FINALS
DUPLA CANADIANA E NEOZELANDESA VENCEM AMERICANAS
Gabriela Dabrowski, de Ottawa, e a neozelandesa Erin Routliffe venceram as americanas Caroline Dolehide e Desirae Krawczyk por 4-6, 6-3, (10-6) a 7 de novembro no WTA Finals em Riade, na Arábia Saudita.
Com a vitória, Dabrowski e Routliffe completaram a fase de round-robin com um registo perfeito de 3-0 no torneio de final de época, que conta com as oito melhores equipas de pares femininos do WTA Tour.
A segunda cabeça de série garantiu o primeiro lugar no seu grupo com a vitória, recuperando de um set e um break de desvantagem para terminar o jogo em 93 minutos.