Desporto canadiano

Foto: Carla Qualtrough/Facebook
Foto: Carla Qualtrough/Facebook

Abusos no desporto: Novo mecanismo vai analisar violações de direitos humanos

A ministra do Desporto do Canadá prepara-se para lançar um “mecanismo formal e independente” para analisar os abusos sistemáticos e as violações dos direitos humanos no desporto canadiano.

Carla Qualtrough avançou a notícia na Suíça, durante um fórum na ONU, na sequência de apelos constantes no Canadá por parte de atletas, treinadores e deputados para que seja lançado um inquérito público sobre os abusos no desporto.

“O processo será fundamentado nos traumas, baseado nos direitos humanos e virado para o futuro”, disse a governante no Fórum Sporting Chance, esta terça-feira, em Genebra.

Atletas de elite de vários desportos têm vindo a acusar o Governo federal de não agir em resposta aos abusos no desporto.

Yahoo Sports Canada: Plataforma desportiva foi suspensa

É o ponto final da Yahoo Sports Canada. De acordo com a página oficial da empresa no Instagram e vários funcionários, a popular plataforma de resultados, análises, vídeos e outros conteúdos desportivos foi suspensa depois de operar durante anos no Canadá.

“A Yahoo Sports Canada está a fechar. Obrigado por nos acompanharem ao longo dos anos”, pode ler-se na publicação, juntamente com uma fotografia da antiga estrela dos Raptors, Kyle Lowry, e a legenda “We Out”.

Não foi dada uma data precisa para o fim das operações. Ainda assim, as notícias na app da plataforma já não são atualizadas desde dia 1 de dezembro.

Hóquei: Montreal Canadiens vencem Seattle Kraken

Sean Monahan marcou dois golos e levou os Montreal Canadiens a uma vitória por 4-2 sobre os visitantes do Seattle Kraken, na segunda-feira à noite.

Josh Anderson marcou um golo e uma assistência, Tanner Pearson também marcou e Sam Montembeault fez 31 defesas para os Canadiens, que tinham perdido três dos últimos quatro jogos (1-2-1).

Vince Dunn marcou um golo e uma assistência, Jared McCann também marcou e Philipp Grubauer defendeu 26 defesas para os Kraken, que perderam cinco jogos seguidos (0-4-1).