Desporto canadiano

Foto: daveynin/Flickr
Foto: daveynin/Flickr

Passeio da Fama de 2023: Canada’s Sports Hall of Fame anuncia nomeados

O Canada’s Sports Hall of Fame anunciou na quinta-feira, em Calgary, a sua classe de indigitados para 2023.

O mais recente grupo inclui três atletas individuais e duas equipas, para além de um par na categoria de ‘builders’, que alcançaram grande sucesso nos seus desportos e ajudaram a abrir caminho para as gerações futuras do desporto canadiano.

Os campeões olímpicos Tessa Virtue e Scott Moir, considerados uma das maiores duplas de dança no gelo da história do desporto, vão juntar-se ao ‘hall’, após uma carreira que os viu ganhar o ouro olímpico no evento em Vancouver 2010 e Pyeongchang 2018. Depois de iniciarem a sua carreira juntos em 1997, os dois desenvolveram uma parceria cativante e prolífica no gelo.

Hóquei: Cimeira do Hockey Canada discute masculinidade tóxica

A cimeira da Hockey Canada vai abordar a masculinidade tóxica como um problema fundamental na cultura do desporto, amanhã e no sábado.

O encontro, intitulado ‘Beyond The Boards Summit’, foi concebido para combater uma das causas do racismo, do sexismo, da homofobia, da discriminação e da exclusão no hóquei.

A forma como a masculinidade é definida no hóquei – glorificando a violência – e a forma como o hóquei masculino de elite domina a cultura do desporto no Canadá estão na ordem do dia.

Kennedy, ex-jogador da NHL e vítima de abuso sexual no hóquei júnior por Graham James, fará uma intervenção na cimeira.

Futebol americano: CFLPA denuncia má qualidade do ar em jogo

A Canadian Football League Players Association (CFLPA) está preocupada com o facto de o clássico do Dia do Trabalhador, na passada segunda-feira, entre os Calgary Stampeders e os Edmonton Elks, no estádio McMahon, ter prosseguido apesar das condições atmosféricas de fumo.

Brian Ramsay, diretor executivo da CFLPA, diz que a CFL “quebrou o acordo” no sentido de suspender todas as atividades em campo quando a qualidade do ar fosse superior a 7.

As leituras da qualidade do ar ao longo do dia em Calgary, na segunda-feira, oscilaram entre 8 e 10 – de acordo com o Índice de Saúde da Qualidade do Ar do Environment Canada para Calgary – medições que são classificadas como de alto risco.