Desporto Canadiano

FOTO: FABRIZIO ROMANO TWITTER
FOTO: FABRIZIO ROMANO TWITTER

Futebol: Lionel Messi pode jogar nos estádios do Canadá em 2023

É o recordista das bolas de ouro. Conta com sete. Tem mais duas do que o segundo colocado na lista dos melhores: o português Cristiano Ronaldo. Lionel Messi, goza, por isso, do estatuto de lenda no futebol mundial.

O mundo ficou em choque quando o astro argentino confirmou a notícia na quarta-feira, 7 de junho, dizendo que vai jogar na Flórida, cerca de seis meses depois de ganhar o Campeonato do Mundo.

O Inter de Miami acolhe o avançado de 35 anos, que deixa o Paris Saint-Germain, após o fecho de um ciclo de duas épocas marcado por altos e baixos dentro do clube francês. A chegada de Messi representa uma contratação verdadeiramente marcante para o clube que o recebe, mas também para a Major League Soccer, o campeonato que conta com três clubes do Canadá: o Toronto FC, o Montreal CF e o Vancouver Whitecaps.

A chegada do argentino à MLS, já deu origem a alguns sururus por parte dos adversários.

Como o Vancouver Whitecaps não joga na parte Este do campeonato, onde está o Inter de Miami, apenas pode encontrar o argentino nos Playoffs da MLS ou na final da Taça das Ligas, que é num torneio de futebol a eliminar entre equipas da Major League Soccer e da Liga mexicana. De forma caricata, o clube canadiano fez questão de mostrar um desenho nas redes sociais com um suposto e, quem sabe, sonhado encontro com a lenda.

“Fizemos as contas e parece que há uma hipótese de Messi estar no BC Place a 19 de agosto.”

A ver vamos. Já os mais sortudos, encontram-se na Zona Este, pois claro. A chance de jogar com o argentino é grande no campeonato. Toronto FC e Montreal CF gozam do estatuto.

No entanto, até ao final da época só o Toronto FC tem encontro garantido com o Inter de Miami de Lionel Messi na fase regular da prova. O jogo não é no Canadá, mas na Flórida. Está marcado para o dia 20 de setembro.

Fica, assim, para já adiada a estreia no Canadá. O selecionador nacional canadiano, John Herdman não poderia estar mais feliz por ter o astro bem aqui ao lado.

“Parabéns à MLS. Os estádios vão esgotar… acho que as pessoas vão comprar bilhetes para a época só para ver o Messi. Que oportunidade para esta parte do mundo”, disse o técnico dos ‘canucks’

A MLS também reagiu:

“Estamos satisfeitos com o facto de Lionel Messi ter declarado que pretende juntar-se ao Inter Miami e à Major League Soccer este verão. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas a um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos à nossa Liga”.

Messi, tal como Pelé, chega à MLS com 35 anos.