Desporto canadiano

FOTO: GIZMODO
FOTO: GIZMODO

No desporto canadiano, destaque para o Mundial de Hóquei feminino que se vai jogar em Brampton. Na NHL, os Canadiens foram derrotados em casa contra os Bruins. Ainda o apelo do surfista Kelly Slater a Justin Trudeau, por causa da orca Kiska.

POLÉMICA NO INSTAGRAM
KELLY SLATER PEDE LIBERDADE PARA ORCA KISKA QUE ESTÁ NO CANADÁ
O maior campeão de surf de todos os tempos, Kelly Slater, foi ao Instagram pedir a libertação da orca Kiska. Numa publicação, Slater partilhou um vídeo do animal que vive em cativeiro desde 2011, numa piscina. Antes desse ano, Kiska tinha a companhia de um companheiro e dos filhos. O maior surfista de sempre apelou ao primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau para fazer algo face “à crueldade que acontece no país”.

O animal foi capturado no mar da Islândia em outubro de 1979, aos dois anos. Depois, Kiska foi vendida para o Parque Marineland, no Canadá, onde tem vivido como atração para os visitantes.

Ao longo dos anos, a baleia perdeu todos os dentes e foi observada andando em círculos no tanque vazio. Também são frequentes as vezes em que Kiska bate com a cabeça e o corpo contra as paredes de concreto e de vidro. Kiska já não brinca ou se exercita.

HÓQUEI NO GELO
NHL: MONTREAL CANADIENS 2-4 BOSTON BRUINS
Na NHL, os Montreal Canadiens perderam em casa por 4 a 2 frente aos Boston Bruins. Kirby Dach apontou os tentos do conjunto do Canadá, sendo o melhor marcador da partida.

De realçar que os Boston Bruins têm sido a melhor equipa da atual temporada. A turma dos Estados Unidos tem apenas cinco derrotas em 47 jogos.

MUNDIAL DE HÓQUEI
CANADÁ DEFRONTA SUÍÇA NA ABERTURA DO TORNEIO
O Canadá procura uma terceira medalha de ouro consecutiva no campeonato mundial de hóquei feminino contra a Suíça em Brampton.

O calendário para o torneio de 10 países entre 5 e 16 de abril no CAA Centre foi divulgado na última terça-feira. O Canadá como país anfitrião  está no Grupo A, a par da Suíça, a terceira classificada do último mundial, a Chéquia e ainda o Japão.

Finlândia, França, Alemanha, Hungria e Suécia fazem parte do Grupo B.