Despesa pública: Canadianos querem mais investimento em saúde e habitação

Foto: Social Soup Social Media/Pexels
Foto: Social Soup Social Media/Pexels

Uma nova sondagem revela quais são as prioridades dos canadianos em termos de despesa pública federal. A maioria acha que o Governo do Canadá deve reforçar o investimento na saúde, na habitação e no combate à inflação. A ajuda a outros países é o menos importante para a população canadiana.

A maioria dos canadianos acha que o Governo federal deve investir mais na saúde, numa estratégia de habitação e em iniciativas para reduzir a inflação e o custo de vida. Por outro lado, muitos querem que o executivo congele ou reduza outras despesas.

Quase três quartos dos inquiridos da nova sondagem do Leger, ou seja, 71%, dizem que o Governo deve gastar mais em cuidados de saúde e em transferências para as províncias.

Apenas 3% dos 1.545 canadianos inquiridos no passado fim de semana acham que o Governo deve gastar menos na saúde.

66% dos inquiridos são a favor de um maior investimento público numa estratégia de habitação e em iniciativas destinadas a combater a inflação e o custo de vida. Apenas 6% acham que essas despesas devem diminuir.

A maioria dos canadianos quer ainda que o Governo reduza ou mantenha outras despesas, incluindo a defesa nacional, os serviços às comunidades indígenas e a ajuda internacional.

A ajuda internacional em zonas de conflito ou em países em desenvolvimento está em último lugar na lista de prioridades. 45% dos inquiridos acham que estes gastos deviam ser reduzidos. Apenas 12% dizem que esse investimento deve ser reforçado.