Desemprego: Taxa aumentou em maio, pela 1.ª Vez em 9 meses no Canadá

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A taxa de desemprego aumentou em maio pela primeira vez em nove meses. A revelação foi feita esta sexta-feira pela Statistics Canada. 

A Statistics Canada diz que a taxa de desemprego subiu para 5,2% no último mês de maio, marcando o primeiro aumento desde agosto de 2022. 

A agência federal diz que não existe um registo diferente no que diz respeito ao aumento de cidadãos empregados. Ao todo 17 mil empregos foram à vida. 

O relatório surge dois dias depois de o Banco do Canadá ter aumentado a taxa básica de juros em um quarto de ponto percentual, citando preocupações sobre uma série de dados económicos importantes, nomeadamente,  o baixo desemprego. 

Só que a taxa de desemprego manteve-se nos 5% durante cinco meses consecutivos. 

No mês passado, menos pessoas trabalharam nas empresas, na construção e noutros serviços de apoio, bem como nos serviços profissionais, científicos e técnicos, enquanto o emprego aumentou na indústria transformadora, nos serviços de utilidade pública e em serviços como a manutenção. 

Entretanto, os salários continuaram a crescer em maio. Destaca-se um aumento de 5,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.