Descriminalização de drogas: Toronto aguarda aprovação do governo há 7 meses

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Há precisamente sete meses que a Câmara Municipal de Toronto pediu ao Governo federal para descriminalizar o porte de drogas ilícitas para uso pessoal na cidade. Os defensores da mudança dizem que a aprovação da proposta é urgente, devido ao aumento de overdoses mortais no município.

Há meses que Toronto espera para saber se o Governo federal vai aceitar o seu pedido para descriminalizar o porte de drogas ilícitas para uso pessoal. Enquanto isso, os defensores da medida dizem que a aprovação é urgente, uma vez que as autoridades não estão a conseguir lidar com a crise dos opióides.

Há sete meses que a autarquia enviou o pedido de descriminalização a Ottawa. O Governo federal demorou exatamente sete meses a aprovar um pedido semelhante de British Columbia (B.C.).

A Health Canada diz que o pedido está a ser examinado, observando que propostas como esta são “cuidadosamente revistas caso a caso”.

Ao mesmo tempo, quem trabalha na redução de danos associados ao uso de drogas psicoativas aponta para o aumento das mortes por opióides e diz que é preciso agir.

O Centro de Avaliação de Políticas de Drogas de Toronto acusa o Governo federal de “complacência”. O organismo foi contratado pela autarquia para ajudar a trabalhar no pedido de descriminalização.

Durante a pandemia, as overdoses mortais aumentaram em Toronto. Mais de mil pessoas na cidade morreram de overdose em 2020 e 2021, quase o dobro do número de mortes registadas nos dois anos anteriores.

Se o pedido da autarquia for aprovado, o porte de drogas para uso pessoal será descriminalizado em Toronto. Não se sabe ainda a quantidade e o tipo de drogas que podem vir a ser legais.