Défices provinciais devem diminuir nos próximos anos

Foto: Pexels

Um novo relatório do Conference Board of Canada, divulgado a 29 de julho, mostra que as províncias estão a lutar para equilibrar as suas situações financeiras.

O relatório revelou que com a pressão da guerra comercial dos Estados Unidos da América (EUA) e da desaceleração da economia, há expetativas de que todas as províncias do Canadá tenham défices fiscais este ano. No entanto, o relatório prevê que esses défices vão diminuir nos próximos anos.

O relatório indica ainda que os principais impulsionadores das receitas provinciais estão a ser ajustados, prejudicando os ganhos, uma vez que a desaceleração da atividade económica gera menos criação de empregos, menos gastos, menos rendimentos e menos lucros corporativos.

A maioria das províncias criou fundos de contingência nos orçamentos deste ano para apoiar os trabalhadores e as indústrias essenciais durante a disputa tarifária. Muitas também estão a alinhar-se com o Governo federal para levar adiante grandes projetos de infraestrutura nos próximos anos. E outro fator que prejudica as receitas provinciais é a desaceleração do crescimento populacional, à medida que Ottawa restringe o fluxo de imigração.

Muitas províncias também enfrentam problemas demográficos devido ao envelhecimento da população e à saída dos ‘baby boomers’ da força de trabalho – outro fator que prejudica a receita do imposto de renda. Um número crescente de aposentados também agrava os gastos com saúde.

O Conference Board estima que a economia contraiu no segundo trimestre de 2025 e espera um regresso modesto ao crescimento durante o resto do ano. A organização acredita que os governos vão conseguir controlar as despesas, o que deverá reduzir os défices até ao final da década.