DAVID TAVARES: EMPRESÁRIO LUSO-CANADIANO MORREU EM TORONTO

Foto: Jorge Ribeiro
Foto: Jorge Ribeiro

Morreu em Toronto, o empresário luso-canadiano David Tavares, fundador e presidente da Globe Star Systems e da Connexall.

A morte do empresário luso-canadiano David Tavares em Toronto comoveu toda a comunidade de origem açoriana, e não só, no Canadá. Nascido a 23 de janeiro de 1947, na freguesia das Feteiras em São Miguel, formou-se em Engenharia Elétrica e Mecânica antes de emigrar para o Canadá em 1966.

Trabalhou na Bell Canada em Toronto, onde num curto espaço de tempo demonstrou liderança e forte capacidade de comunicação. Foi um grande empreendedor, quando deixou o emprego para fundar a sua primeira empresa em 1980, a Tel-e-Connect Systems, que se expandiu rapidamente por todo o Canadá, fornecendo serviços de telecomunicações às principais empresas canadianas, tais como a Wal-Mart, o Marriott Hotel e a Toys “R” Us. Com o eficiente desempenho na área, a empresa recebeu diversos prémios de reconhecimento.

Investidor de sucesso, Tavares nunca se esqueceu das suas origens e, em 1990, fundou a Globe Star Systems, que atualmente emprega uma grande equipa de profissionais nos Açores, no Canadá e nos Estados Unidos. David Tavares foi também fundador e presidente da Connexal, um conjunto de aplicações que ajudam as organizações hospitalares a controlar as suas comunicações.

O empreendedorismo rendeu-lhe prémios importantes, como o Canadian New PioneerAward da Federation of Portuguese Canadian Business and Professionals, a Insígnia Autonómica de Mérito Agrícola Comercial e Industrial da Assembleia Legislativa dos Açores e a Medalha do Jubileu de Ouro da Rainha concedida pelas suas contribuições significativas ao Canadá.

O ex-presidente dos Açores e presidente do PS, Carlos César, lamentou na sua página no Facebook a perda do empresário, que considerava um grande amigo, um grande açoriano e uma referência da comunidade açoriana em Toronto.

David Tavares sofria de doença prolongada e passou os últimos meses internado. Deixou três filhos, sendo que dois deles estão à frente dos negócios da família.