
O Toronto District School Board (TDSB) forneceu uma atualização sobre a violação de dados do PowerSchool, que ocorreu entre 22 e 28 de dezembro de 2024, em cartas enviadas a 7 de maio aos pais, encarregados de educação e funcionários da escola.
O PowerSchool é um programa baseado na nuvem usado pelo TDSB e outros distritos escolares para armazenar informações de alunos e funcionários.
O TDSB afirmou que o PowerSchool informou todas as direções das escolas afetadas, pouco depois do incidente, que os dados acedidos ilegalmente tinham sido apagados e que não tinham sido colocadas cópias online.
O conselho escolar informou agora que as informações afinal não foram destruídas, após a receção de um pedido de resgate dos atores do ciberataque.
O pedido ocorreu na primeira semana de maio, quando o TDSB e outros conselhos escolares receberam uma comunicação de um agente de ameaças exigindo um resgate com base nos dados do incidente de dezembro de 2024.
Numa declaração separada, o PowerSchool informou que já tinha pago um resgate nos dias seguintes ao ataque para que os dados roubados fossem destruídos. Acrescentou que as autoridades canadianas e americanas já foram informadas dos novos pedidos de resgate.