
Cerca de 160.000 canadianos cancelaram a sua assinatura de TV no ano passado, mas a indústria conseguiu compensar essas perdas, cobrando mais aos restantes clientes.
Esse é um dos principais pontos de um relatório da CRTC, de quarta-feira, que olha para a saúde financeira da televisão por cabo do Canadá, IPTV e as empresas de televisão por satélite.
O regulador de radiodifusão diz que o número total de assinantes de TV caiu de 11.404.591 em 2014 para 11.246.669 em 2015. Isso representa uma diminuição de 157.992 pessoas.
As empresas de televisão (IPTV) – como a VMedia, Primus, Zazeen e ViaNet TV – registaram aumentos de dois dígitos nos seus números de clientes durante o ano, em comparação com o ano anterior.
Mas esses pequenos aumentos nas margens não foram suficientes para compensar cortes mais profundos em empresas de cabo e televisão por satélite convencionais.
Enquanto que o número de assinantes de TV diminuiu, o prejuízo na linha de lucro das empresas não foi tão mau, com as receitas a caírem apenas 0,1 por cento para 8,9 mil milhões de dólares.
Isso porque os provedores de TV conseguiram “espremer” mais dinheiro dos seus restantes clientes, oferecendo-lhes melhores serviços ou mais alargados. A fatura média mensal do assinante de TV subiu dos 65,25 dólares em 2014, para 66,08 dólares em 2015.
Mas uma maior pressão no lado da receita obrigou também as empresas de TV a reduzir custos.
No geral, a indústria de TV viu os seus custos com o negócio aumentar 1,3 por cento para 7,2 mil milhões de dólares.
A indústria empregava 27,244 pessoas em 2015, uma descida de 6,3 por cento em comparação com o nível de 2014.
Fonte: CBC News