CUSTOS COM ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA AUMENTARAM 8% EM TODO O CANADÁ NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

costsUm novo estudo sugere que o custo das taxas de assistência à infância em algumas das maiores cidades do Canadá tem disparado nos últimos três anos, aumentando em média mais de duas vezes a taxa de inflação durante o mesmo período.

Num estudo divulgado na segunda-feira, o Canadian Center for Policy Alternatives diz que o custo mensal médio para cuidados a crianças em tempo integral aumentou mais de oito por cento em todo o país nos últimos três anos.

Grande parte disso é resultado da decisão do Québec de introduzir em 2015 uma escala móvel para as taxas com base no rendimento, que viu os preços médios subirem 18%, mas ainda assim permanecem, de longe, os mais baixos do país.

Tirando o Québec da equação, os custos em todo o país aumentaram mais de seis por cento, mais do dobro da taxa média de inflação de 2,5 por cento durante esse tempo, indica o estudo.

O que explica o aumento das taxas que ultrapassam o custo de vida tem confundido pesquisadores que têm analisado a questão há vários anos.

Martha Friendly, diretora-executiva da Unidade de Pesquisa e Recursos de Cuidados Infantis, diz que reduzir o custo da assistência à infância no resto do Canadá significaria cortar custos e pessoal ou aumentar o financiamento do governo.

“Não há outra maneira de reduzir o custo da assistência à infância”, disse Friendly, coautora do estudo.

O orçamento federal de 2016 destinou 400 milhões de dólares no próximo ano para a estrutura de assistência à infância.

Numa recente entrevista, o ministro do Desenvolvimento Social, Jean-Yves Duclos, disse à Canadian Press que os Liberais preveem fazer um compromisso de financiamento de longo prazo no orçamento de 2017 para ajudar as províncias a expandir os seus sistemas de assistência à infância.

O valor exato, e como o dinheiro será utilizado pelas províncias, deverá ser anunciado no orçamento do próximo ano.

O estudo aponta ainda que as famílias podem acabar por pagar mais de 12 000 dólares por ano em algumas cidades por uma única criança na creche.

Os subsídios de taxas para famílias com baixos rendimentos compensaram algum, mas não todo o custo. O estudo descobriu que as taxas pagas podem variar de 90 dólares no Ontário até quase 500 dólares em Saskatoon e Calgary.

O estudo observa que as três províncias que estabelecem taxas e financiam serviços diretamente – Québec, Manitoba e Prince Edward Island – têm os custos mais baixos do país, em comparação com as províncias que permitem que o mercado dite as taxas.

Fonte: Canadian Press