CUSTO DA GUERRA DO CANADÁ CONTRA O ISIL ESTIMADO EM 122 MILHÕES DE DÓLARES

Um CF-18 canadiano. Adrian Wyld / TCPI / The Canadian Press.
Um CF-18 canadiano. Adrian Wyld / TCPI / The Canadian Press.
Um CF-18 canadiano. Adrian Wyld / TCPI / The Canadian Press.
Um CF-18 canadiano. Adrian Wyld / TCPI / The Canadian Press.

A missão de combate do Canadá contra o Estado Islâmico no Iraque e Levante deverá custar cerca de 122 milhões de dólares no ano orçamental em curso, noticiou a Canadian Press.

O novo ministro da Defesa do país, divulgou os números na segunda-feira à noite, e é o custo incremental estimado para a missão atual, que começou no outono passado.

Jason Kenney diz que vai apresentar os números no Parlamento esta semana, mas estes não devem ser tomados como a última palavra no assunto.

Ele declarou em comunicado que os custos acabarão por ser mais elevados do que isso, “mas isso vai depender se vamos encerrar a operação no final de março, ou prolongá-la, por isso os custos finais totais ainda são difíceis de calcular”.

Mas até à data, Kenney salienta que os “custos difíceis em que estamos a incorrer são 122 milhões de dólares, um valor que será refletido nas estimativas”, que o governo é obrigado a divulgar como parte da sua apresentação de relatórios regulares ao Parlamento.

Os números refletem o que está a ser gasto no orçamento anual atual – ou fiscal – na campanha de bombardeamento com os CF-18, que está sediada fora do Kuwait, e o destacamento de tropas das forças especiais que estão a treinar as forças curdas Peshmerga, no norte do Iraque.

Até este ponto, o governo recusou-se a dizer o que acreditava poderiam ser os custos reais, e a divulgação acontece um dia antes de um relatório esperado pelo Gabinete de Orçamento parlamentar, que fez os seus próprios cálculos.
Falta saber em quanto este pode diferir da estimativa do governo.