CUSTO DA CARNE DEVERÁ AUMENTAR EM 2017

Os pesquisadores responsáveis pelo relatório anual de preços dos alimentos do Canadá dizem que, enquanto esperam que a inflação dos alimentos seja ligeiramente inferior neste ano face ao estimado anteriormente, os consumidores podem contar com aumentos no preço da carne.

A atualização de previsão do meio do ano, da responsabilidade de pesquisadores da Universidade Dalhousie em Halifax, projeta que os preços dos alimentos para supermercados e restaurantes, deverão registar um aumento de três e quatro por cento este ano, em vez dos três a cinco por cento que previram em dezembro.

No entanto, a carne ficará mais cara do que inicialmente previsto, estimando-se uma subida dos preços de sete a nove por cento até ao final do ano.

O autor principal, Sylvain Charlebois, diz que a subida se deve aos baixos stocks, particularmente para carne bovina e suína, bem como pelo facto de os supermercados estarem a subir os preços para aumentar os lucros no setor da carne, depois de uma certa “depressão” nos preços no final de 2016.

O relatório aponta que os canadianos também podem esperar que os preços subam cerca de cinco por cento no setor das frutas e quatro por cento nos vegetais, culpando o inverno chuvoso na Califórnia que provocou alguns prejuízos nas colheitas.

Ainda assim, a atualização semestral traz boas notícias para as carteiras dos consumidores. Espera-se que os preços dos produtos lácteos, ovos, produtos de padaria e cereais tenham uma descida de um e três por cento. Antes, era esperado que os preços permanecessem inalterados ou houvesse lugar a uma subida de dois por cento.

Fonte: Canadian Press