
Dois espetáculos do diretor artístico do coletivo Forced Entertainment, Tim Etchells, convidado este ano pela bienal Artista na Cidade, vão estar no palco da Culturgest, em Lisboa, entre quarta-feira e sábado.
“The Coming Storm” vai estar em palco entre quarta-feira e sexta-feira, às 21:30, e “And on the Thousandth Night…” no sábado, a partir das 18:00, ambos os espetáculos falados em inglês, com legendas.
A segunda edição da Bienal Artista na Cidade, dedicada à obra do encenador e artista britânico Tim Etchells, começou em janeiro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, com a apresentação da peça “As Festas de Amanhã”.
Tim Etchells foi escolhido para apresentar o seu trabalho na Bienal em 2014, após a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker ter recebido o mesmo convite em 2012.
Esta semana é a vez da Culturgest acolher dois trabalhos do encenador e artista plástico, com o seu grupo – os Forced Entertainment -, que vao dar corpo a várias histórias: “The Coming Storm”, que assenta em vários elementos complexos e mais simples, como o amor e a morte, sexo e lavagem de roupa, naufrágios e neve.
“And on the Thousandth Night…”, que sobe ao palco da Culturgest no sábado, é considerado um dos mais relevantes espetáculos do coletivo britânico que em 2014 comemora 30 anos de atividade, explora a relação ao vivo entre uma história e o seu público.
Para este espetáculo de seis horas, recriou-se uma linha de performers, homens e mulheres, vestidos de reis e rainhas, com os mantos vermelhos baratos e coroas de cartão vão contando uma história em permanente mutação.