
A CRTC publicou na sexta-feira uma lista de funcionalidades que os clientes de telecomunicações canadianos podem usar para se protegerem melhor de chamadas não solicitadas ou telemarketing.
No entanto, as opções listadas pela Canadian Radio-television and Telecommunications Commission incluem recursos de telefone de casa padrão que os canadianos já utilizam.
A lista, que contém 215 entradas, inclui opções de empresas bem conhecidas, incluindo Bell e Rogers, bem como empresas de menor porte, incluindo SaskTel e Wind Mobile, disponibilizadas a pedido da CRTC.
Os itens de cada empresa são listados separadamente, pelo que as funcionalidades comuns oferecidas por várias companhias aparecem várias vezes. O correio de voz, por exemplo, aparece na lista 10 vezes.
A lista inclui apenas as opções disponíveis no mercado comercial, não as iniciativas governamentais, como a Do Not Call List Nacional, que até à data tem registados mais de 12.9 milhões de números de telefone.
No entanto, David Christopher, gerente de comunicações da OpenMedia.org, não ficou impressionado com a maioria dos itens na lista.
Uma categoria, filtro de chamadas inteligente, pareceu mais promissora do que as outras, de acordo com Christopher. Este permite aos utilizadores optar por um sistema de filtragem automática que bloqueia números que incomodam as pessoas com várias chamadas não solicitadas.
Das 215 opções listadas na lista da CRTC, apenas cinco, incluindo o Telemarketing Guard da Primus Communications, são categorizadas como filtro de chamadas inteligente.
A CRTC está a solicitar comentários do público em relação à lista, que podem ser enviados com uma das seguintes opções:
enviar um comentário através de um formulário online.
Escrever para o Secretário-Geral, CRTC, Ottawa, ON, K1A 0n2.
Enviar um fax para 819-994-0218.
Fonte: CBC News
