Crise no Afeganistão: Voluntários canadianos ajudam afegãos recém-chegados

Foto: Lifeline Afghanistan/Instagram
Foto: Lifeline Afghanistan/Instagram

A vaga de refugiados afegãos no Canadá já se faz sentir. Há várias organizações de voluntariado a prestar apoio aos recém-chegados. Um esforço que deverá aumentar nos próximos tempos, tendo em conta a promessa do Governo federal em acolher 40 mil afegãos.

Uma série de voluntários está a mobilizar-se novamente para ajudar refugiados a estabelecerem-se no Canadá. Há seis anos, o apoio foi dirigido a cidadãos vindos da Síria. Agora, o foco está nos refugiados oriundos do Afeganistão.

A ajuda prestada é variada. Passa por assegurar que estes refugiados dispõem de roupa adequada ao tempo do Canadá. Os voluntários também estão a procurar garantir que os afegãos recém-chegados tenham acesso a serviços médicos. Uma ajuda que deverá ser reforçada nos próximos tempos, tendo em conta que o Governo federal prometeu acolher 40 mil refugiados oriundos do Afeganistão.

Há já um grupo, chamado ‘Lifeline Afghanistan’, que reúne pessoas interessadas em ajudar os refugiados afegãos na Área Metropolitana de Toronto (GTA – Greater Toronto Area). Uma organização que tem vindo a angariar fundos para os recém-chegados e que se prepara para apostar ainda mais na ajuda a estas pessoas.

A ‘Canadian Connections’ é outra organização que presta apoio a refugiados afegãos e que no passado também ajudou viajantes vindos da Síria. Tem vindo a ajudar os refugiados a instalarem-se em hotéis e a acederem a serviços médicos, bem como a compreenderem os requisitos de permanência no Canadá.