Crise na imigração: Governo foi alertado em 2022 para problema na habitação

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A imigração está a tornar a habitação no Canadá mais cara. O crescimento da população excedeu o crescimento das unidades habitacionais disponíveis, revela o aviso do IRCC.

Os funcionários públicos federais do Ministério da Imigração, avisaram o Governo, em 2022, de que os grandes aumentos da imigração poderiam afetar a acessibilidade da habitação e dos serviços como a saúde, segundo revelam documentos internos.

“No Canadá, o crescimento da população excedeu o crescimento das unidades habitacionais disponíveis”, lê-se nos documentos.

“Os aumentos rápidos exercem pressão sobre os cuidados de saúde e a habitação a preços acessíveis”, alertaram os funcionários públicos.

Segundo a imprensa canadiana, o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá analisou os efeitos potenciais que a imigração teria na economia, na habitação e nos serviços, enquanto preparava os seus objetivos de imigração para 2023/2025.

“Como autoridade federal encarregada de gerir a imigração, os responsáveis políticos do IRCC devem entender o desalinhamento entre o crescimento populacional e a oferta de casas, e como a imigração permanente e temporária molda o crescimento populacional.”

O Governo federal acabou por decidir aumentar o número de residentes permanentes, que o Canadá acolhe anualmente, para 500 mil em 2025. Isto significa que, em 2025, o Canadá vai receber quase o dobro do número de residentes permanentes que acolheu em 2015.