Crise alimentar: Canadianos comem alimentos fora do prazo para poupar, alerta estudo

A acessibilidade da alimentação no Canadá tornou-se uma crise nacional. É o que conclui um novo estudo da Dalhousie University sobre os hábitos alimentares dos canadianos. Há quem esteja mesmo a recorrer a alimentos fora do prazo, para poupar.

A sondagem inquiriu mais de 9 mil canadianos. Revela que 58% da população está atualmente mais propensa a comer alimentos fora de prazo. Alguns consomem os produtos no dia em que perdem a validade, mas também depois.

Os autores do estudo alertam que comer alimentos potencialmente estragados para poupar dinheiro é perigoso. As proteínas animais são particularmente arriscadas.

O estudo conclui que os chamados ‘millenials’, nascidos entre 1980 e 1996, são os que mais se estão a arriscar. Nesta faixa etária, 41% admitem ter consumido alimentos fora do prazo no último ano e dizem que esse comportamento possivelmente os deixou doentes.

A Souls Harbour Rescue Mission, organização de ajuda alimentar, também diz notar que os seus utentes estão mais desesperados e propensos a tomar decisões arriscadas. Quando confrontados entre comer algo fora do prazo ou gastar mais dinheiro, optam por poupar nas idas ao supermercado, consumindo alimentos potencialmente estragados.

Foto: JÉSHOOTS/Pexels