Crime: Ex-atleta canadiano na lista dos fugitivos mais procurados pelo FBI

Foto: Facebook Royal Canadian Mounted Police

O FBI adicionou à sua lista dos ‘Dez Fugitivos Mais Procurados’ um ex-atleta olímpico canadiano acusado de orquestrar uma organização internacional de tráfico de droga avaliada em mil milhões de dólares, que alegadamente cometeu vários homicídios em Ontário.

Ryan Wedding é procurado por várias acusações e foi oferecida uma recompensa de 10 milhões de dólares americanos por informações que levem à sua captura.

As autoridades de aplicação da lei divulgaram uma nova foto de Wedding durante uma conferência de imprensa a 6 de março e afirmaram acreditar que o ex-snowboarder olímpico ainda esteja a viver no México, sob a proteção do notório cartel de droga de Sinaloa.

Wedding foi mencionado pela primeira vez em outubro, juntamente com 15 outros suspeitos – nove dos quais também canadianos – em conexão com a operação de tráfico de droga, que alegadamente transportava centenas de quilogramas de cocaína da Colômbia, através do México e do Sul da Califórnia, até ao Canadá.

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP), que tem ajudado o FBI na sua investigação, disse que Wedding representa uma das “maiores ameaças de crime organizado para o Canadá.”

Wedding tem estado em fuga da polícia de ambos os lados da fronteira desde, pelo menos, 2015, o que, de acordo com Cart Weiland, um alto funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), justifica a recompensa multimilionária agora oferecida pelos governos dos EUA, Canadá e México.