CRECHES DO QUEBEC LIDAM COM CORTES NO ORÇAMENTO DE $120 MILHÕES

daycareAs creches subsidiadas do Quebec vão ver cortados $120 milhões dos seus orçamentos no próximo ano.

Representantes das creches tiveram uma reunião com o governo na quinta-feira para discutir como isso seria feito, mas acabaram por sair com um sentimento de frustração.

“Nós estamos em modo de desespero real. Temos enfrentado muitos cortes ao longo dos últimos anos e cada um deles foi doloroso. Mas este é enorme – são $120 milhões para nossa rede e não sabemos como vamos ser capazes de lidar com isso”, lamentou Gina Gasparrini, presidente da Associação de Creches Públicas do Quebec.

O governo disse que baseou os seus cálculos num terço das creches da província, aquelas que gastam a menor quantidade de dinheiro.

A ministra da família Francine Charbonneau diz que as outras creches precisam avaliar por que estão a gastar mais.

A oposição diz que os cortes vão contabilizar para uma perda de 2.800 empregos para educadores de infância – cerca de 12 por cento da força de trabalho no setor.

“O governo não tem limite para os danos que está disposto a fazer, a fim de alcançar o seu programa de austeridade”, acusou o líder do PQ Pierre Karl Peladeau.

Os funcionários de creches estão agora a tentar descobrir como cortar custos em pessoal, respeitando ainda os rácios e disponibilizando cuidados às crianças de qualidade.

Fonte: CTV Montreal