

O preço médio de venda de uma casa canadiana foi de $433.649 em setembro, informou ontem a Canadian Real Estate Association.
O número representa um aumento de 6,1 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Como tem sido o caso por um longo tempo, a atividade em Toronto e Vancouver está a puxar a média para uma alta, referiu a CREA. Excluindo as duas cidades, a média cai para $334,705 e o ganho é de 2,9 por cento.
De fato, os preços não estão a subir em toda a parte, ou ao mesmo ritmo. Os preços das casas subiram em cerca de 1,5 por cento, face aos níveis de setembro de 2014, na área Metropolitana de Montreal, e em cerca de 2,5 por cento na área de Moncton. Os preços caíram quatro por cento em Regina, uma tendência que vem a acontecer desde 2013.
Pelo segundo mês consecutivo, os preços em Calgary ficaram estáveis numa base comparativa anual. Os preços em Saskatoon e Otava também se mantiveram ao mesmo nível de há um ano atrás.
Além dos preços, as vendas foram também significativas. O número de casas vendidas em setembro foi o segundo maior já registado para o mês, ficando apenas a 130 compras do recorde estabelecido em 2009.
Fonte: CBC News
