COVID-19: PROVÍNCIA EM “SITUAÇÃO PRECÁRIA”, APESAR DO CONTÁGIO TER DESACELERADO NO ONTÁRIO

Foto: Anna Shvets/Pexels
Foto: Anna Shvets/Pexels

O ritmo de contágios do novo coronavírus está a diminuir em Ontário, mas a província continua a estar numa situação “precária”. É o que consta das novas projeções oficiais da pandemia, divulgadas esta quinta-feira.

Segundo a mais recente análise provincial, as taxas de crescimento da covid-19 estão a diminuir em Ontário. Apesar disso, as autoridades de saúde pública alertam que a descida ainda não é suficiente para levantar as atuais restrições.

As novas projeções foram divulgadas na quinta-feira, dia 26 de novembro. Trata-se da primeira atualização oficial, desde que Toronto e a região de Peel entraram em “lockdown” e desde que o governo provincial endureceu os critérios de classificação da chamada “red zone”.

Adalsteinn Brown, copresidente do Ontario COVID-19 Science Advisory Table, diz que os indicadores-chave da pandemia estão a diminuir em algumas regiões, mas que o impacto do vírus ainda varia amplamente na província.

Na última atualização, feita há algumas semanas, as autoridades disseram esperar uma taxa de crescimento dos casos diários de 3% a 6%. Valor que, agora, se tem situado entre os 0% e 1%. Adalsteinn Brown avisa, contudo, que se trata de uma “situação frágil e precária”.