Covid-19 no Canadá: Primeiro caso de BA.2.86 do país detetado em B.C.

Foto: CDC
Foto: CDC

Uma variante inédita de Covid-19 foi detetada no Canadá. A BA.2.86 foi pela primeira vez identificada num paciente em British Columbia (B.C.). A informação foi avançada esta terça-feira.

As autoridades sanitárias de British Columbia (B.C.) confirmaram um caso da estirpe BA.2.86 da Covid-19, a primeira infeção deste tipo a ser detetada no Canadá.

A variante foi recentemente adicionada à lista de estirpes sob monitorização da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Embora não seja  o motor do atual aumento de infeções na Europa, nos Estados Unidos da América (EUA) e no Canadá, a BA.2.86 tem algumas mutações que preocupam os especialistas. Há componentes desta mutação que fazem lembrar a BA.2, da era Ómicron, e também a variante Delta.

Ainda assim, as autoridades de B.C. sublinham que a variante só foi detetada recentemente e que é demasiado cedo para dizer qual o efeito, se é que terá algum, na trajetória da Covid-19 no Canadá.

A estirpe foi identificada num indivíduo da região de saúde de Fraser que não viajou para fora da província. O doente não foi hospitalizado. Até porque, pelo menos para já, não há evidências de que a BA.2.86 conduza a doença mais grave.