Covid-19 no Canadá: Investigação revela causas da persistência da infeção

Foto: Alex Kopacz - Canadian Olympic committee/ A Dra. Grace Parraga - Canadian Lung Association
Foto: Alex Kopacz - Canadian Olympic committee/ A Dra. Grace Parraga - Canadian Lung Association

Um novo estudo canadiano revela as causas da permanência prolongada da Covid-19 e da sua reincidência. A investigação foi realizada em Ontário e envolveu dezenas de pacientes.

Um estudo recente, feito no Canadá, descobriu as causas da infecção prolongada por Covid-19 e da sua reincidência.

As dificuldades de respiração sentidas durante meses pelo campeão olímpico canadiano Alex Kopacz da modalidade de bobsled foram investigadas por cientistas e contribuíram decisivamente para a compreensão das suas causas.

O atleta foi posto a oxigénio durante dois meses e teve recaídas nos meses seguintes. Para além da falta de respiração, sofreu ainda de coágulos sanguíneos.

Só no final de quatro meses, Alex Kopacz normalizou a respiração e voltou à atividade.

A investigação realizada em cinco centros no Ontário detetou uma anormalidade na forma como o oxigénio passa dos pulmões para as células sanguíneas nos pacientes. Isto explica porque sentiram enormes dificuldades em respirar e em executar tarefas mais intensas.

A investigadora responsável, Grace Parraga, da Universidade West e Escola Schulich de Medicina Geral e Médicos Dentários, disse que a falta de respiração sentida pelos doentes era consistente com o problema encontrado na passagem do oxigénio.

O estudo envolveu dezenas de pacientes, incluindo doentes hospitalizados e outros que não tinham sido internados e foram observados durante um período de nove meses.